Projeto “Vivências Negras” resgata a história de moradores da região de Parelheiros, em São Paulo

Acompanhe a websérie que a cada mês contará a história de um morador da região de Parelheiros, extremo sul de São Paulo. Hoje estreia o último episódio com as vivências de Jéssica, mãe da Elis e do Enzo e fundadora e coreógrafa do projeto “Família Unidos Pela Dança”.

“Quando nós rejeitamos uma única história, quando percebemos que nunca há apenas uma história sobre nenhum lugar, nós reconquistamos um tipo de paraíso.” (ADICHIE, Chimamanda Ngozi)[1].

18118548_1922909037987609_5792402507946388290_n

Chimamanda Ngozi Adichie já nos alertou, em seu belíssimo discurso, sobre o perigo da história única que pode camuflar e até mesmo tornar invisíveis trajetórias marcadas pela desigualdade e o desprezo histórico.

Por isso, NÓSotras valorizamos projetos que buscam dar voz àqueles historicamente silenciados pelas múltiplas opressões vivenciadas.

No início do mês de maio o Coletivo Rusha Montsho lançou o projeto “Vivências Negras em Perspectivas Reais e Periféricas”, ou simplesmente “Vivências Negras”, que pretende retratar as vivências de personagens historicamente invisibilizados em nossa sociedade, em episódios narrados por eles mesmos, assumindo o protagonismo de suas narrativas.

Regiane Soares, uma das idealizadoras do projeto e fundadoras do Coletivo Rusha Montsho, contou para NÓSotras que o projeto nasceu quando buscavam alternativas para dar visibilidade a narrativas periféricas. Participando do Fórum de Cultura de Parelheiros, conheceram Jéssica e sua narrativa inspirou a realização das filmagens para retratar sua realidade, sempre com um olhar atento e sensível à questão racial.

A cada mês, conheceremos a vivência de um morador da região de Parelheiros, em quatro episódios, com estreia a cada sexta-feira.

A estrela do mês de maio é Jéssica e já estão no ar os três primeiros episódios que contam sua história e sua rotina cotidiana de luta e de superação, marcada pelas opressões raciais, de gênero, de classe e de origem, já que vive numa região afastada do centro de São Paulo e frequentemente ignorada pelas políticas públicas estatais.

Nos primeiros episódios, podemos conhecer Jéssica, seus filhos, seu projeto “Família Unidos Pela Dança”, suas dificuldades, suas conquistas, lutas e vitórias, assumindo a posição de protagonista não só no projeto, mas também em sua vida. É realmente apaixonante! ❤

Nessa websérie, a cidade também é personagem e por meio da história da Jéssica podemos conhecer melhor o contexto socioeconômico vivenciado por tantas outras mulheres negras e mães solos que vivem na mesma região de Jéssica, subindo e descendo escadas e ladeiras, enfrentando horas no transporte público.

Por isso, não percam a estreia do quarto e último episódio sobre as vivências de Jéssica e não deixe de acompanhar as novidades na página do projeto para não perder nenhum personagem, nenhuma vivência. Porque todas as histórias importam!

Toda sexta-feira, às 19h, um novo capítulo.

Saiba mais:

Página do Projeto “Vivências Negras”: https://www.facebook.com/vivenciasnegras/

Página do Coletivo Rusha Montsho: https://www.facebook.com/rushamontsho/

Página do Projeto “Família Unidos Pela Dança”: https://www.facebook.com/FamiliaUPD/

Primeiro Episódio – Vivências de Jéssica: https://youtu.be/fUUAWFBqN10

Segundo Episódio – Vivências de Jéssica: https://youtu.be/iLJ2a377n7E

Terceiro Episódio – Vivências de Jéssica: https://www.youtube.com/watch?v=1B1AUz1zvGM&feature=youtu.be

[1]ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Disponível em < https://www.ted.com/talks/chimamanda_adichie_the_danger_of_a_single_story/transcript?language=pt-br>. Acesso em 31-07-2016.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s