Autoras terceiromundistas: Chandra Mohanty

Resultado de imagem para chandra mohanty

Chandra Mohanty nasceu em Mumbai, na Índia, em 1955. Mohanty se dedica ao estudo do feminismo pós-colonial, em especial sobre a diversidade de opressões sofrida pelas mulheres em diversas partes do mundo.

Em 1986 escreveu o texto “Sob Olhos Ocidentais”. O objetivo do texto segundo a autora seria criticar o modo como as feministas dos países do primeiro mundo produzem teoria feminista considerando sua realidade como universal, criando assim a imagem de uma mulher branca em um contexto europeu ocidental para pensar o feminismo.

A autora parte do ponto de vista de que as feministas brancas ocidentais olham para as mulheres de outros lugares e etnias como “outras”, não levando em conta suas experiências para a criação de teoria. Assim, a teoria feminista se basearia apenas nas vivências e realidades das mulheres brancas de uma pequena parte do mundo, deixando de lado a diversidade de realidades restantes.

Mohanty critica em específico três pontos:

  1. A ideia de que pode-se pensar nas experiências das mulheres sem pensar na questão de raça ou classe. Para a autora, as vidas das mulheres estão fortemente relacionadas com sua cor e classe, de modo que pensar nas opressões que as mulheres sofrem deve levar isso em consideração;
  2. Não existe universalidade para pensar sobre as mulheres. Não é possível criar uma narrativa única sobre as diversas realidades em que as mulheres vivem e resistem;
  3. Existe uma tendência a representar a mulher terceiro-mundista como ignorante, pobre, sem educação, limitada pelas tradições e religiões, restrita à vivência familiar, vítima… Tais imagens são construções principalmente do primeiro mundo.

Assim, o modo hegemônico de entender as realidades das mulheres periféricas é a partir de sua subordinação aos homens e como dependentes universais, vivendo em sociedades atrasadas e tradicionais.

Para Mohanty, é urgente superar tais representações. A realidade das mulheres periféricas não é atrasada, mas radicalmente outra.

“É o contexto compartilhado de luta política contra as hierarquias de classe, raça, gênero e imperialismo o que pode constituir as mulheres do terceiro mundo como um grupo estratégico neste momento da história”.


O texto completo da autora pode ser lido em espanhol em: https://sertao.ufg.br/up/16/o/chandra_t__mohanty__bajo_los_ojos_de_occidente.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s